quarta-feira, julho 04, 2007
Afinal, o que é o Processo de Ser?
O Processo de Ser é uma forma de terapia em grupo em que é buscado o entendimento das condições que nos trouxeram até a situação que estamos vivendo hoje e que nos aflige. Este entendimento só pode ser conseguido a partir de fatos da própria vida e não de teorizações. Para isso, não basta só falar, mas fazer e sentir, portanto a arte é fundamental neste processo.
Em Nova Friburgo, os encontros são mensais, no primeiro sábado de cada mês, pela manhã, e as inscrições são feitas antecipadamente pelo telefone (22)9831-3393.
Perguntas freqüentes:
1.
Que formas de arte são usadas?
Usamos modelagem em argila, trabalhos com elementos da natureza, como folhas, flores e pedras, aquarela, desenho com giz de cera, tecelagem, etc.
2.
Não seria melhor só falar, sem precisar sujar as mãos com barro ou tinta?
Fazer arte, sem ser artista, é o grande diferencial deste trabalho, porque aquilo que está inconsciente vem à tona mais facilmente enquanto transformamos fatos de nossas vidas em peças artísticas. Não só detalhes dos fatos, mas os sentimentos a eles conectados. E mais: através da arte, conectamos mais facilmente a criança que mora dentro de nós, criando um clima que permite trazer lembranças, mas com uma certa leveza infantil.
3.
Para quê falar de minha vida para estranhos, se posso falar com amigos sobre isso?
A escuta numa sessão de terapia em grupo obviamente é diferente da que se dá numa roda de amigos, afinal de contas naquele momento todos estão empenhados em falar, ouvir, se dedicar enfim, ao entendimento de nossas vidas e à busca de mudanças que forem necessárias.
4.
O que significa “equilibrar o pensar, o sentir e o agir”?
Não é simplesmente falar, há um método, em que buscamos entender os fatos em seus diferentes aspectos de forma ordenada, separando os fatos objetivamente (pensar), depois buscando as emoções e sentimentos (sentir) a eles associadas e, por último, elaborando propostas de mudanças possíveis e prováveis para si mesmo (agir).
5.
Se você tiver alguma pergunta, escreva para marceloguerra@gmail.com e você a verá respondida aqui.
O Processo de Ser - Vivência em Grupo
“Todo ser vivo está em processo, que é simplesmente o fluxo, o curso de sua jornada de vida. Tais processos são tanto arquetípicos - compartilham padrões comuns a todos os seres, tais como gestação, nascimento, morte e ressurreição - quanto exclusivos de cada ser em particular.”
Allan Kaplan (Artistas do Invisível)
O objetivo dessa vivência é tornar consciente o processo de ser de cada um, para que o indivíduo torne-se responsável pela sua própria evolução, em vez de apenas sujeitar-se a ela.
Em todos os mitos e contos de fadas há um momento em que o herói ou a heroína percebe um chamado e inicia uma aventura da qual voltará transformado(a). Assim também ocorre na vida, afinal os mitos e contos de fadas são somente representações do que passamos na vida.
Este é um chamado para uma aventura para dentro de sua própria história de vida, que terminará trazendo à tona um melhor conhecimento daquilo que você é, de suas qualidades e fragilidades, permitindo que você elabore esses elementos e dê um novo rumo à sua vida.
As atividades visam a equilibrar as três esferas do ser: o pensar, o sentir e o agir. Para isso, lançamos mão de atividades artísticas e corporais e da fala.
Coordenação: Marcelo Guerra, médico, biógrafo em formação
Encontros mensais, sábados pela manhã.
Investimento: R$80,00 por mês
Informações e inscrições: (22) 9831-3393