quarta-feira, janeiro 03, 2007

QUAL É A MELHOR ESCOLA PARA SEU FILHO?

Nesta época do ano, muitos pais estão preocupados em decidir uma escola que seja a ideal para seu filho. ESte artigo abaixo, publicado na revista Época é de grande valia.

A escola ideal é aquela que mais se aproxima de seus valores, expectativas e exigências. Você pode escolher entre uma infinidade de opções. Algumas escolas são mais exigentes em relação à disciplina, por exemplo. Outras dão mais liberdade aos alunos. Há aquelas que enfatizam o conteúdo. Muitas privilegiam as ciências e a tecnologia. Algumas valorizam a arte. E se você consegue definir exatamente o que procura, se você sabe o que quer para seu filho, então fica tudo mais fácil. Não existe uma única escola que seja capaz de atender aos anseios de todos os pais e alunos. Cada escola é um mundo e cada criança uma individualidade. A sabedoria dos pais, nesse caso, consiste em conseguir a união que mais se aproxima do ideal. Isso é possível colhendo informações sobre a escola onde você pretende matricular seu filho. Você deve visitá-la para conhecer as instalações e seu método pedagógico.
Na hora de escolher uma escola, leve em conta certos fatores:

PROXIMIDADE
Uma escola próxima de casa facilitará muito sua vida. Você vai gastar menos tempo com locomoção e evitará o desgaste de enfrentar o trânsito. Se há uma escola melhor, situada um pouco mais distante, procure avaliar se a qualidade de ensino oferecida por ela compensará seus gastos adicionais.

Número de alunos por sala
Turmas de poucos alunos facilitam o trabalho individualizado e criam ambientes mais aconchegantes, principalmente para as crianças menores. A partir da 5a série o estudante geralmente prefere uma turma mais numerosa. Consulte seu filho.

Disciplina rígida
Há escolas com disciplina rígida, que definem claramente os limites do aluno e impõem severas regras de conduta. Você pode escolher uma escola assim se quiser que seu filho se submeta a uma autoridade, seja para reprimir seu comportamento rebelde, ou para que ele viva de maneira mais organizada. No entanto, não tente transferir para a escola a autoridade que deve ser sua.

Disciplina consciente

Algumas escolas procuram desenvolver no aluno a responsabilidade por suas atitudes e comportamento. Dão aulas de ética e ensinam o respeito ao semelhante e ao patrimônio. Estabelecem normas de disciplina a partir de acordos com os alunos. As regras de convivência assim definidas estimulam a consciência da cidadania

Escola grande

Escolas com muitos alunos obviamente arrecadam mais e têm condições de oferecer inúmeras atividades extracurriculares, como teatro, música, esportes, informática. Em geral, as escolas particulares complementam o trabalho de sala de aula com material impresso, seja produzindo uma simples apostila ou até mesmo editando livros. Seus professores costumam passar por treinamentos constantes. Por serem grandes, entretanto, essas escolas perdem a capacidade de oferecer atenção individualizada.

Escola pequena

O atendimento individualizado é a grande vantagem das escolas menores. Elas se apresentam acolhedoras para as crianças, o que dá mais segurança emocional. Por terem número reduzido de alunos, arrecadam menos. E para que possam fazer investimentos em infra-estrutura e apoio pedagógico, muitas vezes necessitam manter as mensalidades num patamar mais alto. Sua qualidade de ensino pode ter um custo elevado. Instalações A boa escola deve oferecer biblioteca, laboratórios, quadras, amplo espaço para lazer e esportes. Quanto aos computadores, devem estar na sala de aula como apoio a projetos pedagógicos.

Língua estrangeira

Para ser eficiente, o ensino de uma língua estrangeira deveria começar bem cedo, aos 2 ou 3 anos de idade, com brincadeiras e canções. Quanto mais jovem é o aluno, mais facilidade encontrará para aprender. Depois dos 10 anos, as dificuldade começam a aumentar. Alguns especialistas argumentam que a alfabetização pode ser prejudicada com o ensino simultâneo de uma língua estrangeira. Importante é que a criança não fique sobrecarregada.

Corpo docente

Professores com mais idade representam melhor formação e experiência. Por outro lado, podem oferecer resistência a inovações.Porém há um grande número de professores com mais idade e que produzem ,canalizam, efeitos fantásticos de aprendizagem com seus alunos, pois estes procuram capacitar-se constantemente. Professores jovens geralmente têm mais energia para trabalhar com crianças e maior flexibilidade para aceitar novas orientações pedagógicas. No entanto, podem necessitar de acompanhamento constante.

Escola pública ou particular ?

Discute-se muito a qualidade do ensino da maior parte das escolas públicas. Deve-se levar em consideração que a escola pública está recebendo atenção especial do governo e da sociedade. Muitas estão sendo melhor aparelhadas. E os professores passando por reciclagem. Em vários municipios as escolas públicas do ensino fundamental estão sendo municipalizadas, o que garante ao aluno, à familia um acesso maior e mais rápido se soluciona um problema quando houver. Já a escola particular carrega a fama de ser cara. Quanto mais equipamentos e profissionais especializados tiver, maior a despesa. Conseqüentemente, a mensalidade será mais alta. Algumas oferecem bolsas ou descontos especiais, dependendo do caso. O importante é que a família acompanhe o desenvolvimento do aprendizado do seu filho em qualquer instituição, se interesse, comparecendo as reuniões, sendo participante da vida escolar

Mudança de escola

É recomendável que a criança não mude de escola até chegar à 4a série. A alfabetização começa na pré-escola e continua nas primeiras séries do 1o grau. Nessa fase não é interessante mudar.Embora no Brasil há um consenso curricular, em escolas públicas é obrigatório o aluno cursar sete matérias(Mat.Port.Ciencias.Geografia,Ed.física,Ed.artistica,história),Cada professor tem sua metodologia, sua maneira de ensinar, e se não houver empatia entre alunoxprofessor,profxaluno, alunox aluno, com certeza a alfabetização será prejudicada. Ao passar para a 5a, a mudança é mais tranqüila, mas deve ser duradoura. Por isso é importante escolher bem a escola de seu filho.

ESCOLHER UMA ESCOLA : tradicional ou moderna

Escolas tradicionais costumam ter modelo pedagógico mais consolidado, além de trabalhar com professores experientes. Considere, porém, que podem levar mais tempo para incorporar inovações pedagógicas. Escolas modernas têm um entusiasmo natural. Seus profissionais trabalham com motivação e estão mais abertos ao debate pedagógico. Os alunos sempre ganham com isso. Avalie a possibilidade de exceções e de mudanças nesse panorama.

Conheça alguns métodos pedagógicos utilizados nas escolas:

Construtivismo

O construtivismo surgiu a partir das idéias do filósofo Jean Piaget (1896-1980). Chegou ao Brasil na década de 70, quando foram criadas algumas escolas conhecidas como experimentais ou alternativas. Elas procuravam dar prioridade à maneira pela qual o aluno compreende o mundo. Todas valorizavam o modo como o estudante descobre suas habilidades. Assim, o desenvolvimento intelectual passou a ser tratado como a capacidade que a criança tem de se adaptar ao meio. E as aulas se desenvolviam guiadas pela curiosidade dos alunos.
A experiência acabou se transformando em alvo de críticas, pois logo ficou evidente que era difícil estabelecer metas, que ficavam condicionadas ao interesse do aluno por algum assunto. A aplicação do construtivismo, no entanto, possibilitou a formação de crianças capazes de ir além do mero conhecimento assimilado. Elas se tornaram mais críticas, opinativas e investigativas. Esse resultado fez com que muitas escolas passassem a adotar o construtivismo associado a outras técnicas pedagógicas.
Hoje, a principal associação está vinculada ao conteúdo, que nada mais é do que a informação transmitida. Verifica-se, portanto, o aumento na oferta de atividades extraclasse, de cursos de línguas e de informática, por exemplo.
Essa tendência agrada a alguns pais, que desejam preparar os filhos para a crescente competitividade no mercado de trabalho. Outros acabam ficando preocupados com uma possível sobrecarga à qual os filhos serão submetidos.

Construtivismo pós-piagetiano

Aluna de Jean Piaget, a argentina Emilia Ferreiro aplicou as idéias de seu professor também no campo da escrita e da leitura. Seus estudos a levaram a concluir que a criança é capaz de se alfabetizar sozinha, desde que imersa em ambiente propício. Antes mesmo de ir à escola, a maioria das crianças descobre as regras da língua escrita: sabe que a leitura se dá da esquerda para a direita e entende que as letras reproduzem os sons da fala. Emilia Ferreiro, em estudos realizados com Ana Teberosky, percebeu que todas as crianças, ao aprender a ler e escrever, passam pelas mesmas fases.
Essas fases determinam o tipo de erro que cometem. Tais descobertas levaram a uma revolução nas formas mais tradicionais de alfabetização, ou seja, aquelas que utilizavam cartilhas, nas quais apareciam apenas fragmentos da língua escrita. Atualmente, o material didático e também a organização das aulas estão completamente mudados na maioria das escolas brasileiras. Isso, graças à teoria do construtivismo e às idéias dos teóricos pós-piagetianos.

Maria Montessori



Pragmatismo

O pragmatismo, ou instrumentalismo, foi elaborado no início do século pelo educador norte-americano John Dewey (1859-1952). É um modelo de educação que se baseia na idéia de que a inteligência é um instrumento.
Assim, privilegia a resolução de problemas e a ciência aplicada. Opõe-se ao ensino europeu clássico, mais abstrato e dirigido às áreas de humanidades e filosofia. Na década de 20, influenciou o movimento da Escola Nova, que, no Brasil, tentou a reforma do ensino introduzindo métodos ativos de participação dos alunos na sala de aula.

Ensino tradicional

O que se entende por ensino tradicional é o resultado de inúmeros métodos pedagógicos. Talvez o mais evidente deles seja o conteudismo, centrado na figura do professor encarregado de transmitir cultura. Seu sistema de avaliação procura medir a quantidade de informação absorvida pelo aluno.
Esse modelo de ensino foi difundido pelas escolas públicas francesas a partir do Iluminismo, no século 18. Tinha por objetivo universalizar o acesso do cidadão ao conhecimento. Foi considerada acrítica e ultrapassada durante as décadas de 60 e 70, mas tem conquistado prestígio atualmente, mesmo nas escolas que já foram construtivistas. Seus defensores enfatizam que não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma sólida base de informação.

Pedagogia Waldorf (Antroposofia)

Este método de ensino baseia-se nos ensinamentos do filósofo alemão Rudolf Steiner (1861-1925). Trabalha em conjunto três aspectos do desenvolvimento da criança: o físico, o individual e o social. Os alunos são agrupados por faixas etárias, pois Steiner ensinava que cada idade tem necessidades específicas a serem atendidas. O aluno waldorfiano permanece na mesma turma dos 7 aos 14 anos. Como o ritmo biológico não pode ser alterado, não há repetência.
O método dá a mesma importância às formações ética, estética e acadêmica.
Chama-se Waldorf, pois os primeiros alunos de Rudolf Steiner foram funcionários da fábrica Waldorf Astoria, na Alemanha.
A pioneira na aplicação da pedagogia Waldorf no Brasil é a escola Waldorf Rudolf Steiner, de tradição alemã, fundada em 1956. Outras três escolas, em São Paulo, adotam a mesma metodologia.

ENTÃO COMO SABEREI QUAL É A ESCOLA IDEAL PARA MEU FILHO?

Uma boa escola deve ser conhecida pelo ensino de qualidade.
Deve ter propostas de ensino que convençam você.

Além do boletim escolar, deve lhe oferecer outras formas de acompanhar o aproveitamento de seu filho.

Deve permitir que você acompanhe o processo de aprendizagem.

Deve atualizar as disciplinas em função dos acontecimentos do mundo.

Deve reconhecer a importância do aprendizado de uma segunda língua.

Deve oferecer recursos tecnológicos e saber utilizá-los para ensinar.

Deve estimular o raciocínio, a criatividade, a iniciativa.

Deve oferecer atividades esportivas. Deve estar preparada para socorrer o aluno rapidamente em caso de acidente.

Deve preocupar-se com a higiene. Deve contribuir para a formação do caráter e dos valores dos jovens.
Deve oferecer suporte ao desenvolvimento emocional dos alunos.
É importante que você conheça os professores do seu filho.
É importante saber se esses professores costumam faltar.
É importante saber se eles procuram atualizar-se por meio de cursos e treinamentos.
É importante que você conheça os colegas do seu filho.
É importante que você confie no sistema de segurança da escola.
É importante que você considere mais como investimento do que como despesa o pagamento da mensalidade da escola.

É IMPORTANTE QUE SEU FILHO SE SINTA FELIZ ESTUDANDO E VÁ PARA A ESCOLA COM VONTADE E ALEGRIA

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